Abril Verde

MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE ACIDENTES E DOENÇAS DO TRABALHO

Qual o objetivo principal do abril Verde?

A campanha Abril Verde foi criada com objetivo de conscientizar a população sobre os riscos dos acidentes de trabalho e das doenças ocupacionais e suas formas de prevenção.

Como surgiu ?

O Abril Verde é uma iniciativa do Sindicato dos Técnicos de Segurança do Trabalho da Paraíba – SINTEST-PB através do presidente José Nivaldo Barbosa de Sousa, durante o IV Encontro Paraibano de Segurança e Saúde no Trabalho de 2013, em comemoração ao “Dia Nacional dos Técnicos de Segurança do Trabalho e dos Engenheiros de Segurança do Trabalho” em parceria com a AEST-PB, sendo representada pela Engenheira Aparecida Estrela (presidente) em “Memoria”, chamando a atenção da sociedade para a adoção de uma cultura permanente de prevenção de acidentes e doenças no trabalho.

O mês de abril foi escolhido por já ser marcado pelos dias 07 “Dia Mundial da Saúde”, criada em 1948 pela Organização Mundial de Saúde, que tem como objetivo conscientizar a população a respeito da qualidade de vida e dos diferentes fatores que afetam a saúde populacional. Essa data foi estabelecida para coincidir com a de fundação da referida organização, e foi comemorada, pela primeira vez, em 1950. 28 de abril de 1969, uma explosão numa mina no estado norte-americano da Virginia matou 78 mineiros. Em 2003, a Organização Internacional do Trabalho (OIT) instituiu a data como o Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho, em memória às vítimas de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho. Em 2019, o evento chama a atenção para um futuro de trabalho seguro e saudável. A data foi instituída no Brasil pela Lei nº 11.121/2005.

Por que a cor verde no abril Verde?

Verde é a cor que simboliza a Saúde e a Segurança no Trabalho. A intenção é concentrar anualmente nesse período uma série de atividades, dando-lhes mais visibilidade e manifestações de apoio à causa.

Quais são boas práticas para prevenir acidentes e doenças ocupacionais?

Reforce a importância dos EPIs (equipamentos de proteção individual); divulgue os riscos; evite improvisos; promova o diálogo; capacite seus colaboradores; dê importância aos exames periódicos e promova o bem-estar corporativo.
Quais os pontos positivos de se atentar à prevenção?

Redução no índice de afastamentos, aumento na qualidade de vida, elevação da produtividade, diminuição dos custos e aumento da lucratividade.

Fontes: Google, https://abrilverdeoficial.com.br/ , https://beecorp.com.br/praticas-para-prevenir-acidentes-e-doencas-ocupacionais/

Mais artigos e textos

Agende Agora

Informações e agendamento de consultas:

19. 3418 0001

Gastrocentro

Cirurgia do Aparelho Digestivo e Coloproctologia | Cirurgia de Obesidade e Cirurgia Oncológica
Médico Responsável Técnico: Dr. Juliano Borges Barra - CRM 97558

desenvolvido por Index Soluções